A publicidade médica pode ser uma ferramenta muito importante para o sucesso da clínica ou consultório, principalmente nas redes sociais. No entanto, é necessário tomar os devidos cuidados para não ferir o Código de Ética Médica e a Resolução 2.126/15, que busca impedir a autopromoção e comercialização do ato médico. Saiba o que o médico pode publicar ou não nas redes sociais.
Nome do perfil médico
Use o nome e sobrenome, pode utilizar o título ou grau acadêmico “Dr(a)”, CRM, além da especialidade médica, caso tenha. Atenção! Pós-graduação não é especialidade, por isso, não pode ser divulgada por quem não possui o Registro de Qualificação de Especialização (RQE).
Conteúdo informativo
Independentemente do assunto, as publicações devem informar e educar os pacientes, sem qualquer propaganda ou indução à contratação dos seus serviços médicos. Responder dúvidas de pacientes pode ser uma boa opção.
Hashtags
Pense bem nas hashtags utilizadas em redes sociais, pois pode induzir o paciente ou a sociedade em geral ao erro. Use somente hashtags que estejam em total acordo com a publicação e a sua especialidade.
Antes e depois
Fotos que caracterizem “antes e depois” são proibidas. A promessa de resultado não é permitida em publicidade médica, mesmo para especialistas em cirurgia plástica. Nada de mostrar as mudanças provocadas por algum medicamento ou tratamento, por exemplo. Evite esse tipo de abordagem, mesmo que a imagem seja de fotos públicas ou de famosos.
Sorteios e descontos
Esse tipo de ação é terminantemente proibido assim como divulgar valores, pois pode caracterizar comercialização do ato médico.
“Medicina estética”
Esse termo não existe, portanto não use. Se você é dermatologista ou cirurgião plástico, utilize a linguagem e os termos próprios da especialidade sem cometer infrações.
Comprovação científica
É proibido divulgar tratamentos sem a devida comprovação científica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Identificação de pacientes e/ou equipamentos
Compartilhar publicações e/ou imagens de pacientes com o nome ou consultório, clínica, hospital, laboratório é proibido. O mesmo vale para menção de equipamentos, marcas, produtos e medicamentos. Mesmo que não seja uma venda direta, pode ser entendido como infração ética. Cuidado com esse tipo de divulgação!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.